O que ler para entender a América Latina

O que ler para entender a América Latina

Sinopse

O Iela promove um curso, com duração de um ano, uma aula por mês, no qual apontará os principais autores latino-americanos, necessários para a compreensão da realidade desse continente. 

O curso, ministrado pelo professor Nildo Ouriques, é uma introdução ao pensamento crítico latino-americano com base no estudo e apresentação ao público brasileiro das obras clássicas sobre nossa realidade da América Latina e o Caribe. Assim, durante 12 seminários – com duração individual de 3 horas – serão revisados os principais autores que trataram da realidade latino-americana e caribenha a partir da História, Sociologia, Política, Psicologia, Economia, Antropologia e Literatura – indispensáveis para alcançar uma interpretação global da Pátria Grande. 
 
É um curso destinado ao público em geral e visa romper o caráter restrito de iniciativas universitárias quase sempre focadas na obtenção de diplomas para efeito de carreira. Portanto, o curso “O que ler para entender América Latina” tem como objetivo convocar para a reflexão as pessoas que, longe dos bancos escolares, possuem ambição intelectual e não encontram no formato dos cursos oferecidos por nossas universidades o ambiente necessário para ampliar seu horizonte cultural e científico. 
 
A intenção é alcançar o grande público e introduzi-lo no curso de uma reflexão sistemática que realizamos no IELA-UFSC sem necessidade de pré requisitos, exceto, é claro, o interesse pela leitura e o conhecimento do pensamento próprio produzido por potentes intelectuais da América Latina ainda desconhecido em nosso meio.   
 
Será necessário inscrição prévia. Apenas os inscritos terão acesso ao curso. Aguardem mais informações sobre como serão feitas as inscrições.