A universidade necessária: desenvolvimento nacional e produção científica

Autores:
Hugo Dante Cyro Macedo Müller

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma resenha crítica sobre a obra A Universidade Necessária escrita por Darcy Ribeiro em 1968. O livro do intelectual brasileiro disserta sobre o papel da universidade no processo de desenvolvimento nacional, faz um diagnóstico preciso sobre os problemas da universidade na condição do subdesenvolvimento e propõe um novo modelo universitário. Dividiremos esta resenha em três partes, na primeira abordaremos o dilema entre a universidade da modernização reflexa e a universidade necessária. Na segunda parte tra-taremos da relação entre universidade e desenvolvimento nacional, através dos estudos de Darcy Ribeiros sobre os modelos universitários pelo mundo. Na terceira parte, à guisa de con-clusão, iremos trazer a questão da universidade para a atualidade, apresentando dois dados que versam sobre produção científica e o domínio tecnológico, interpretá-los-emos à luz do livro A Universidade Necessária.