OLA realiza primeiro encontro de 2017

17 de Março de 2017, por Maicon Cláudio da Silva

Foto de Pedro Cruz, estagiário de Jornalismo no IELA.

O grupo de estudos Observatório Latino-Americano (OLA) se reuniu pela primeira vez em 2017 nesta sexta-feira (17/03) para discutir o livro "A sociologia dos países subdesenvolvidos", de autoria de Álvaro Vieira Pinto. A obra do filósofo brasileiro é essencial para a compreensão do papel da "ciência" dominante na ocultação da realidade do subdesenvolvimento.

O Observatório Latino-Americano é coordenado pelo presidente do IELA, prof. Nildo Ouriques e subcoordenado pelo secretário do Instituto, Maicon Cláudio da Silva, e tem como proposta discutir os clássicos do pensamento crítico latino-americano. Com reuniões mensais, os estudantes leem um livro de determinado autor e debatem o conteúdo do mesmo. Nesta primeira reunião do ano, já participaram novos integrantes, principalmente calouros.

O próximo encontro será dia 27 de Abril, às 14 horas na sede do IELA, e discutirá o livro "O capitalismo dependente latino-americano", de Vânia Bambirra, um clássico da Teoria Marxista da Dependência. Ainda que de autoria de uma brasileira, o livro, originalmente publicado em espanhol no exílio de Vânia no Chile, só recenetemente foi publicado em português, como Volume 2 da Coleção Pátria Grande: Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano, organizada pelo IELA em parceria com a Editora Insular de Florianópolis.

Os estudantes interessados em participar do grupo podem entrar em contato com o Instituto pelo correio eletrônico: iela@contato.ufsc.br

Foto de Pedro Cruz, estagiário de Jornalismo no IELA.