OLA realiza primeiro encontro de 2017

17 de Março de 2017, por Maicon Cláudio da Silva

Foto de Pedro Cruz, estagiário de Jornalismo no IELA.
Foto de Pedro Cruz, estagiário de Jornalismo no IELA.

O grupo de estudos Observatório Latino-Americano (OLA) se reuniu pela primeira vez em 2017 nesta sexta-feira (17/03) para discutir o livro "A sociologia dos países subdesenvolvidos", de autoria de Álvaro Vieira Pinto. A obra do filósofo brasileiro é essencial para a compreensão do papel da "ciência" dominante na ocultação da realidade do subdesenvolvimento. 

O Observatório Latino-Americano é coordenado pelo presidente do IELA, prof. Nildo Ouriques e subcoordenado pelo secretário do Instituto, Maicon Cláudio da Silva, e tem como proposta discutir os clássicos do pensamento crítico latino-americano. Com reuniões mensais, os estudantes leem um livro de determinado autor e debatem o conteúdo do mesmo. Nesta primeira reunião do ano, já participaram novos integrantes, principalmente calouros.

O próximo encontro será dia 27 de Abril, às 14 horas na sede do IELA, e discutirá o livro "O capitalismo dependente latino-americano", de Vânia Bambirra, um clássico da Teoria Marxista da Dependência. Ainda que de autoria de uma brasileira, o livro, originalmente publicado em espanhol no exílio de Vânia no Chile, só recenetemente foi publicado em português, como Volume 2 da Coleção Pátria Grande: Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano, organizada pelo IELA em parceria com a Editora Insular de Florianópolis.

Os estudantes interessados em participar do grupo podem entrar em contato com o Instituto pelo correio eletrônico: iela@contato.ufsc.br

Foto de Pedro Cruz, estagiário de Jornalismo no IELA.
Foto de Pedro Cruz, estagiário de Jornalismo no IELA.