Início|América Latina|Primeiro aniversário do Grupo de Puebla

Primeiro aniversário do Grupo de Puebla

Por IELA em 09 de julho de 2020

Primeiro aniversário do Grupo de Puebla

Cinco ministros em exercício, oito ex-presidentes latino-americanos e dois economistas de destaque se somarão aos líderes progressistas que participarão na sexta-feira, 10 de julho, da comemoração do primeiro aniversário do Grupo Puebla.
Já estão confirmadas as presenças dos ministros das Relações Exteriores María Aránzazu González da Espanha e Felipe Solá da Argen4na; a ministra espanhola da Igualdade, Irene Montero; a ministra da Mulher, Gênero e Diversidade, Elizabeth Gómez Alcorta, e a ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Juan Cabandié, ambas da Argentina.
O diálogo será aberto por uma exposição dos destacados economistas Mariana Mazzucato e José Antonio Ocampo, e a eles se somarão lideranças progressistas de 17 países para discutir a “Agenda Progressista para superar a crise da pandemia de Covid-19”.
Mariana Mazzucato é uma economista ítalo-americana, docente da University College London e da University of Sussex. É autora dos livros “O estado empreendedor. Mitos do setor público versus setor privado” e “O valor de tudo”, entre outras publicações. Além disso, é assessora do governo italiano e reconhecida internacionalmente como uma das intelectuais que estão repensando o capitalismo. Sua obra foi recomendada pelo Papa Francisco como leitura obrigatória para repensaro futuro após a pandemia da Covid-19. Recentemente, em artigo publicado no New York Times, intitulado “We socialize bailouts. We should socialize successes, too”, Mazzucato instou os governos que estão no combate aos efeitos da crise do Coronavírus a socializar os êxitos das  economias que permanecem privatizadas nas corporações, a distribuir os lucros para a sociedade quando o ciclo econômico der frutos.
José Antonio Ocampo é economista e político colombiano, referência obrigatória em sua área por seu trabalho com o Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz. Em seu país, trabalhou nos ministérios da Fazenda¸ do Crédito Público e da Agricultura. Ao mesmo tempo, seguiu acarreira acadêmica na Faculdade de Economia da Universidad de los Andes e na Universidad Nacional, ambas na Colômbia, foi professor visitante das Universidades de Cambridge, Yale e Oxford.
O Grupo de Puebla confirma também a participação de seus membros fundadores: os ex-presidentes José “Pepe” Mujica, Dilma Rousseff, Rafael Correa, Ernesto Samper, Evo Morales, Mar4n Torrijos, Leonel Fernández e José Luis Rodríguez Zapatero; a ministra Irene Montero (Espanha); os exchanceleres Celso Amorim (Brasil), Guillaume Long (Equador) e Hugo Marnnez (El Salvador); os ex-ministros Aloizio Mercadante (Brasil), Clara López Obregón (Colômbia), Daniel Marnnez Villamil (Uruguai) e Carlos Ominami (Chile); os senadores Jorge Taiana (Argen4na), José Miguel Insulza e Alejandro Navarro (Chile), Iván Cepeda (Colômbia) e EsperanzaMarnnez (Paraguai); o ex-candidato presidencial chileno Marco EnríquezOminami; o coordenador do Grupo Parlamentar do MORENA e presidente do Conselho de Coordenação Política da Câmara dos Deputados, Mario Delgado (México); a ex-presidente da Assembleia Nacional do Equador,Gabriela Rivadeneira; e a advogada Carol Proner (Brasil), entre outros.
Também estarão presentes David Adler, coordenador geral da Internacional Progressista (Estados Unidos) e o ministro argentino Juan Cabandié, entre outros.
Da comemoração, também participam membros do Conselho LatinoAmericano de Justiça e Democracia (CLAJUD), plataforma jurídica do Grupo de Puebla. Os juristas que estarão na atividade são a Ministra Elizabeth Gomez Alcorta, o acadêmico Damián Lore4 (Argentina) e oDoutor em Direito Penal Juarez Tavares (Brasil), entre outros.
O Grupo Parlamentar Progressista Ibero-Americano (GPI) do Grupo de Puebla, Daniella Cicardini (Chile) e Karina Sosa (El Salvador), entre outros, confirmaram presença.
Por fim, o diálogo contará com a moderação da atual secretária Executiva da Comissão Econômica para a América La4na e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena.
A atividade comemorativa do aniversário do Grupo de Puebla será realizada nos seguintes horários:11h00 – El Salvador12h00 – Colômbia, Equador, México, Peru e Panamá13h00 – Bolívia, Chile, Paraguai e República Dominicana14h00 – Argentina, Brasil e Uruguai19h00 – Espanha
A atividade poderá ser acompanhada por streaming e pelas redes sociaisdo Grupo de Puebla:Twitter: @ProgresaLatamFacebook: hups/www.facebook.com/progresalatam/Instagram: @progresalatamc