Início|Indígena Digital|O mundo Guarani em imagens

O mundo Guarani em imagens

-

Por IELA em 06 de julho de 2015

O mundo Guarani em imagens

Foto: Dionata Xunu Benite

O projeto “Mitãrusu Mbo´Epy: Peteî Tape” , que em Guarani significa  Formação de Jovens – Um caminho, é trabalho de ensino, pesquisa e extensão ligado ao Iela e coordenado pela professora Beatriz Paiva. No ano passado, na etapa número dois, o projeto promoveu uma série de oficinas de capacitação de jovens Guarani no campo do audiovisual. A intenção primeira era atuar dentro da lógica da descolonização do olhar. Garantir que a vida cotidiana de cinco espaços Guarani no estado de Santa Catarina pudesse ser mostrada a partir da própria comunidade, no ritmo dela e com sua percepção estética. 
Assim, durante meses, o estudante de jornalismo, bolsista no IELA, Rubens Lopes, trabalhou com a juventude Guarani diferentes linguagens e técnicas da área da comunicação digital visando a produção de um vídeo por aldeia. Além do repasse dos elementos técnicos houve o amplo debate sobre a vida Guarani, a cultura e a arte, permitindo que os jovens levantassem os temas que mais lhes interessava mostrar ao mundo.
Amparadas por uma valente equipe de estrutura administrativa e acadêmica, as oficinas aconteceram e, com a aquisição de equipamentos como câmaras de vídeo e ilhas de edição, as produções foram se desenvolvendo. Cada aldeia, a Tekoa Mangaratu (em Imarui), Amaral (em Biguaçu), Maciambu (em Palhoça), Aldeia Pirai (em Araquari) e Aldeia Conquista (em São Francisco do Sul), definiu sua equipe de produção e realizou seu projeto de vídeo. 
Hoje, divulgamos aqui os cinco vídeos realizados pela juventude Guarani. Todo o processo foi pensado e produzido pelas equipes, desde a escolha dos temas, a filmagem, a tradução para o português e a edição, que contou com a coordenação segura de Eliezer Antunes, da aldeia Itaty. O resultado é um mosaico de elementos da cultura Guarani, permeado pela sabedoria dos mais antigos e pela criatividade dos mais jovens. Como é comum no povo Guarani, os saberes são passados oralmente e se realizam geração após geração no respeito e no compromisso de manter viva uma história milenar. 
O trabalho de realização dos vídeos permitiu também que os jovens indígenas aprimorassem o olhar sobre a vida de suas aldeias. Isso foi feito a partir da fotografia. Antes que os vídeos começassem a ser feitos, o estudante de jornalismo Rubens Lopes trabalhou com as equipes todos os aspectos técnicos, políticos e sociais de um enquadramento. Porque gerar uma imagem não é apenas clicar um botão, é também eternizar um momento único na vida das gentes. E, para isso, há que trabalhar a visão crítica para definir com mais clareza o que mostrar, o que marcar para sempre. 
O resultado das práticas fotográficas também disponibilizamos aqui. São fotos realizadas pelos jovens Guarani que singularizam aspectos da produção dos vídeos e da própria vida nas aldeias. Cada comunidade produziu seu mural, cheio de beleza e colorido. A vida Guarani eternizada. Para o Iela e toda a equipe comandada pela professora Beatriz Paiva é uma grande alegria poder compartilhar esse trabalho feito com tanto cuidado, apesar de todos os percalços que surgiram no caminho. 
Apresentar as fotos e os vídeos das cinco aldeias Guarani de Santa Catarina é contribuir com a abertura do mundo Guarani para que os juruá (não-índios) possam, conhecendo, respeitar a vida que se expressa no seio das comunidades originárias desse país e desse estado.Convidamos para que desfrutem dos trabalhos que contam do milho, das sementes tradicionais, da música, das brincadeiras, da vida cotidiana nas aldeias. 
Brincadeiras das Crianças Guarani
Coral Guarani
Sementes Guarani
Vida na Aldeia – Maciambu
Vida na Aldeia – Amaral
Vida na Aldeia – Itaty
 

Últimas Notícias