Início|Política|II Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social

II Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social

Por IELA em 23 de outubro de 2017

II Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social

O II Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social, promovido pelo Departamento de Serviço Social (DSS), Curso de Graduação em Serviço Social e Programa de PósGraduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), objetiva possibilitar a troca de experiências e resultados de pesquisas e extensão entre pesquisadores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e núcleos de pesquisa em Serviço Social e áreas afins de instituições de ciência e tecnologia; assim como socializar, divulgar e dar visibilidade à produção de conhecimento no âmbito do Serviço Social e demais áreas do conhecimento sobre o tema Trabalho e Política Social.

A conjuntura atual instiga a reflexão acerca do Serviço Social, do trabalho e das políticas sociais, particularmente, nas questões relacionadas à crise do capitalismo mundial e os rebatimentos na geopolítica dos governos da América Latina que gravitam entre um capitalismo de Estado e  um reformismo extremamente conservador. No âmbito das políticas sociais, dar-se-á ênfase ao debate sobre a questão do Estado e da luta de classes, bem como sobre o neodesenvolvimentismo e suas implicações nos avanços do capital sobre os direitos dos trabalhadores. Não basta saber se e porque as propostas neodesenvolvimentistas configuram uma variação da perspectiva neoliberal, mas também compreender como tais propostas reforçam os processos de assistencialização das políticas sociais e a mercantilização de direitos – outrora conquistados pela classe trabalhadora por meio da sua organização e luta política.

Em relação ao tema do trabalho, imperativo se faz o debate sobre as relações sociais no mundo do trabalho contemporâneo, suas implicações nas políticas sociais e vice-versa, articulando-o ao trabalho do assistente social no âmbito da sociedade capitalista, as quais têm como substratos a propriedade privada dos meios e instrumentos de produção e a exploração do trabalho assalariado. Tais determinantes são imprescindíveis para apreender o ser e o vir a ser do Serviço Social nesses processos de produção e reprodução da vida social.

As trajetórias do Curso de Serviço Social (com 58 anos de história) e do Programa de PósGraduação em Serviço Social – PPGSS (mestrado implantado em 2001 e doutorado em 2011) na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, são indicativas da formação de assistentes sociais, da qualificação de docentes e pesquisadores em Serviço Social e nas áreas afins, e da produção de conhecimento nesse campo científico, voltadas à reflexão e à intervenção profissional crítica no âmbito das políticas sociais. Importante destacar que o PPGSS/UFSC constitui-se como único ofertado em instituição de ensino superior pública federal na região Sul do País, recebendo estudantes de várias regiões do Brasil e da América Latina.

Essas questões e contextos motivaram e mobilizaram a realização do II Seminário Nacional, cuja primeira edição ocorreu em outubro de 2015, no intuito de torná-lo referência na produção e difusão do conhecimento no campo do Serviço Social, do trabalho e da política social. O formato do seminário instiga, portanto, a reflexão e troca de saberes produzidos, os encontros de e entre sujeitos,  seja na socialização do conhecimento científico oriundos de experiências de pesquisa, de extensão e de intervenção profissional, seja na constituição ou implementação de parceria e/ou redes de pesquisa.

O espaço da Universidade pública, motiva a atitude de compartilhar o conhecimento produzido no âmbito do Serviço Social de forma aberta e dinâmica. Como evidência do interesse nesse espaço de reflexão e debate acadêmico, registramos o recebimento de 344 trabalhos e destes, 240 foram aprovados para apresentação na modalidade de comunicação oral. Estes trabalhos estão disponibilizados sob a forma de anais online disponível no site do seminário:
http://seminarioservicosocial.paginas.ufsc.br/ ou https/repositorio.ufsc.br/handle/123456789/179858

23/10/2017 – Segunda-feira
Credenciamento: 16h30min às 20h30min
Abertura: 18h30min
Palestra de abertura: 19h00min
Tema: A conjuntura brasileira e a regressão dos direitos sociais
Palestrantes: Dr. Rodrigo Castelo Branco Santos – Professor da Escola de Serviço Social UNIRIO.
 Dra. Sara Aparecida Granemann – Professora da Escola de Serviço Social da UFRJ

24/10/2017 – Terça-feira
Mesa redonda (09h00min às 12h00min)
Tema: Trabalho e lutas de classes no capitalismo contemporâneo: repercussões nas