Iela no Paraná

20 de Março de 2018, por Elaine Tavares

Jornalista Elaine Tavares fará análise de conjuntura
Jornalista Elaine Tavares fará análise de conjuntura


A jornalista Elaine Tavares participa nessa quinta-feira, dia 22 de março, da 53ª Assembleia Geral Ordinária da Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural, (ASSESOAR), que discutirá o tema “Trabalho de Base e Projeto Popular: Desafios da Classe Trabalhadora”. A Assembleia acontece na sede da Associação, em Francisco Beltrão, Paraná.  

A Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural, (ASSESOAR) foi criada em 1966 por jovens agricultores com o apoio de Padres Belgas, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus profissionais liberais de Francisco Beltrão, Paraná, ligados à Juventude Agrária Católica (JAC). É uma Associação constituída e dirigida por Agricultoras e Agricultores Familiares.

A ASSESOAR tem hoje, 180 associadas e associados ativos espalhados em 26 Municípios da região Sudoeste do Paraná; uma equipe de 19 trabalhadoras e trabalhadores, com qualificação em administração, agronomia, antropologia, comunicação, contabilidade, educação, filosofia, geografia, pedagogia, sociologia, teologia; um Centro de Educação Popular (em reforma) com espaços para reuniões, seminários, assembleias, cursos, eventos diversos, de pequena, média ou longa duração, com estrutura de hospedagem para 70 pessoas (60 adultos e 10 crianças), alimentação, salas, auditório para 200 pessoas, salas de estudo, salas de aula, centro de documentação, biblioteca, videoteca, laboratório de informática com software livre, ciranda infantil; a Revista “Cambota” que está na sua 268° edição.

A ASSESOAR se relaciona com muitos atores sociais, formando um coletivo de sujeitos que interagem no fortalecimento da Agricultura Familiar Camponesa, e no Desenvolvimento Multidimensional, com ênfase na Ecologia, Agroecologia e Tecnologias Ecológicas, na Educação Popular e Pública para o fortalecimento da Educação do Campo, e como temática transversal: Gênero e Geração.

Programação da Assembleia Geral 

- 09:00 hs: Recepção, credenciamento e animação;
- 09:30 hs: Acolhida e Mística;
- 10:15 hs: Análise de Conjuntura com a jornalista, integrante IELA, Instituto de Estudos Latino Americano e da Rede Popular de Comunicação Catarinense, Elaine Tavares;
- 11:45 hs: Composição da mesa;
- 12:30 hs: Almoço;
- 13:30 hs: Animação e retomada da pauta da Assembleia Ordinária, apresentação das ações e prestação de contas de 2017, parecer do conselho fiscal, planejamento e orçamento 2018, novo plano de ação 2019 e 2021 e novos associados/associadas.