Início|Educação|Governo da Venezuela cria Universidade Nacional para docentes

Governo da Venezuela cria Universidade Nacional para docentes

Por IELA em 07 de novembro de 2018

Governo da Venezuela cria Universidade Nacional para docentes

O presidente Nicolás Maduro assinou nesta semana um decreto que cria a Universidade Nacional Experimental do Magistério “Samuel Robinson”. Ele terá por objetivo garantir a formação superior para os mais de 70 mil educadores e educadoras que se formam profissionalmente no magistério em especialidades como química, matemática, física e biologia.
O anúncio da criação da universidade aconteceu durante o ato de graduação de uma turma de docentes formada no contexto da Micromissão Simón Rodríguez, no Teatro da Academia Militar da capital, Caracas. Maduro destacou a necessidade da construção de uma educação “científica, humanista, pública, gratuita e ainda de melhor qualidade” para a consolidação da nação sulamericana.
Lembrou que a Venezuela está na vanguarda de um grupo de países da América Latina e do Caribe e lamentou que a oligarquia de uma série de outros países ainda busque manter a educação como um privilégio e não como um direito. “Toda a educação deve estar integrada às grandes metas de desenvolvimento para ampliar o conhecimento de nossas crianças e de nossos jovens” apontou, diante de mais de 800 novos professores, graduados nas mais distintas especialidades.
A Micromissão Simón Rodríguez foi criada pelo governo bolivariano em 2014 com a intenção de fortalecer a formação docente em diversas áreas da aprendizagem e potencializar o sistema educativo nacional, ajudando assim os professores a melhorem seus métodos e seu conhecimento. Atualmente mais de 75 mil educadores desenvolvem seus estudos nesse programa.
Agora, com a criação da Universidade, a intenção é melhorar ainda mais a formação, garantindo educação de qualidade para toda a população, com professores qualificados e em sistemática formação.