Início|Argentina|Eleições na Argentina

Eleições na Argentina

-

Por IELA em 20 de outubro de 2015

Eleições na Argentina

A Argentina escolhe o novo presidente e o novo legislativo nacional daqui a cinco dias, em 25 de outubro, através do voto direto, universal, secreto e obrigatório. Os candidatos que disputam as vagas foram escolhidos no sistema de eleições primárias que aconteceram em 09 de agosto que garante a possibilidade de disputa aos que conseguiram 1,5% dos votos válidos e venceram seus adversários intrapartidários. 
Ao todo serão escolhidos, além do novo presidente, 130 deputados, 24 senadores e 43 parlamentares que representam a Argentina no Parlasur e, pela primeira, os jovens de 16 anos poderão votar. Até então, eles votavam apenas para as eleições legislativas, de maneira voluntária. Agora poderão também escolher o presidente. 
Para o cargo máximo disputam seis coligações. A Frente para a Vitória, com Partido Justicialista, Partido Intransigente, Partido Comunista, Partido Humanista, Frente Grande, Partido de la Victoria, Partido Solidario, Kolina, Encuentro por la Democracia y la Equidad, FORJA, H.A.C.E.R. por el Progreso Social, Por la Soberanía Popular (Jujuy), e que representa a situação, concorre com a dupla Daniel Scioli e Carlos Zannini. 
Na oposição, a coligação Cambiemos, da Unión Cívica Radical, Partido Demócrata Progresista, Partido Conservador Popular, Coalición Cívica ARI, Propuesta Republicana, Partido Fe, Partido del Dialogo (Buenos Aires), com Mauricio Macri e Gabriela Michetti, e Unidos por una Nueva Alternativa, do Movimiento de Integración y Desarrollo, Partido Demócrata Cristiano, Unión Popular, Movimiento Nacionalista Constitucional UNIR, Partido Unión Celeste y Blanco, Partido Tercera Posición, Partido Renovador Federal, com Sergio Massa e Gustavo Sáenz.
Os Progressistas, coligação do Generación para un Encuentro Nacional, Libres del Sur, Partido Socialista, Partido Socialista Auténtico, Movimiento Polo Social La Tercera Posición de la Gente (Chubut),  vem com Margarita Stolbizer e Miguel Ángel Olaviaga. A coligação Compromiso Federal, do Es Posible, Movimiento Independiente de Justicia y Dignidad, apresenta Adolfo Rodríguez Saá e Liliana Negre de Alonso.
A Frente de Izquierda y de los Trabajadores , Izquierda Socialista, Partido Obrero, Partido de los Trabajadores Socialistas, indica Nicolás del Caño e Myriam Bregman. 
Segundo as análises da imprensa argentina a disputa ficará centrada entre o candidato da situação Daniel Scioli e os chamados anti-kirchineristas Macri e Massa. O segundo turno das eleições, que acontece caso ninguém obtenha maioria, será no dia 22 de novembro. 
 

Últimas Notícias