Início|Política|Delcy Rodríguez é vice-presidenta da Venezuela

Delcy Rodríguez é vice-presidenta da Venezuela

-

Por IELA em 15 de junho de 2018

Delcy Rodríguez é vice-presidenta da Venezuela

Delcy é a nova vice-presidenta

A nomeação foi feita na última quinta-feira pelo presidente Nicolás Maduro. Ela estava exercendo o cargo de presidenta da Assembleia Constituinte, para a qual foi eleita no ano passado. 
Desde os tempos de Chávez a jovem advogada Delcy Rodríguez Gómez Eloina, ou simplesmente Delcy Rodríguez, tem se destacado como importante figura da república Venezuelana. Foi ministra das RelaçõesExteriores e, como chanceler, seus discursos na ONU, OEA, Unasur e demais organismos internacionais sempre foram fortes e contundentes na defesa do processo bolivariano. Ela também já desempenhou a função de ministra da Comunicação e Informação. 
Nascida em Caracas em 18 de maio de 1969, Delcy é filha do professor Jorge Antônio Rodríguez, marxista e fundador da Liga Socialista da Venezuela, assassinado sob tortura no governo de Carlos Andrés Pérez quando tinha apenas 34 anos de idade, em 1976. A militância do pai e essa tragédia são marcas que estão indeléveis em Delcy e no seu irmão Jorge, também no governo.
Delcy é formada em direito pela Universidade Central da Venezuela, pós-graduada em Estudos de Direito Social na Universidade de Nanterre, em Paris, e mestre em Política Social pela Universidade de Birkbeck, em Londres.
Maduro explicou através do seu canal no Twitter sobre porque escolheu Delcy: “Eu nomeei como vice-presidente uma jovem mulher, brava, amadurecida, filha de um mártir, revolucionária e testada em milhares de batalhas”.
A nomeação de Delcy é o reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo de todos esses anos, com uma paixão retumbante, e também à sua competência política, pois ela é uma das pessoas mais preparadas para comandar o país junto com Maduro, por seu carisma e sua fortaleza revolucionária. 
 

Últimas Notícias