Início|América Latina|Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera

Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera

Por IELA em 18 de abril de 2016

Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera

O Iela realiza em 2016 a nona edição do Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera, e a primeira exibição já está marcada para essa quarta-feira, dia 20, às 18h30min, na Ocupação Contestado, com uma série de filmes em curta-metragem que conta sobre o mundo indígena brasileiro, a luta pela água na Bolívia, as lutas nas escolas brasileiras e uma ficção recifense.
Esse ano, o circuito terá uma nova metodologia, com filmes sendo projetados na UFSC e também fora dela, saindo dos muros da universidade e levando a América-Latina para as comunidades. Por isso, a primeira sessão do ano será na Ocupação Contestado, espaço de luta pela terra urbana que fica no município de São José.

A proposta de trabalhar a história e a conjuntura latino-americana pelo cinema nasceu em 2006, a partir da proposta do estudante colombiano Juan Otalora Villamil, imediatamente incorporada pelo IELA. Desde aí, o cinema não comercial latino-americano passou a ser projetado na UFSC durante todo o ano, em sessões semanais.

Esse trabalho com o cinema tem sido uma importante ferramenta de divulgação cultural na medida em que, pela ficção e pelos documentários, acaba  sendo também um mecanismo de disseminação  da história do presente e do passado.

É fato que nas últimas décadas, houve aumento – em termos de quantidade e qualidade – na produção e divulgação de filmes latino-americanos; entretanto, o mercado cinematográfico conserva o domínio da indústria cultural norte-americana, negligenciando produções nacionais bem como dos demais países periféricos. Neste contexto, o Circuito de Cinema Latino Americano e Caribenho Alí Primera – CIRCULA -visa difundir e legitimar as produções cinematográficas locais e regionais, por meio do fomento à cultura e à história tipicamente latino-americanas, concretizando a tarefa urgente de construção do pensamento crítico.

No próximo dia 11 de maio, a segunda sessão do ano será outra vez na UFSC, quando será exibido o filme Fresa y Chocolate, uma produção cubana de 1993, dirigida por Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabio. Já pode se agendar.
Para mais informações sobre o Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera, acesse a página do projeto: www.iela.ufsc.br/circula