Assembleia do Iela

11 de Setembro de 2015, por IELA

Membros do Instituto de Estudos Latino-Americanos estiveram reunidos em Assembleia Geral para discutir a organização das Jornadas Bolivarianas, que acontecem agora, de 21 a 23 de setembro. Também debateram sobre o tema da próxima edição - a décima segunda - e já está definido que será "Educação para a Revolução". A partir daí, começam a ser também acertados os nomes que participarão das mesas. Como o ajuste fiscal do governo acabou por inviabilizar os recursos para a edição das Jornadas em abril desse ano, o encontro acontece agora em setembro, e para o ano de 2016 também ficou indicada a data em setembro, cujos dias serão definidos mais tarde.

Outro tema bastante discutido foi o da implementação do curso de pós-graduação, em nível de mestrado, em Estudos Latino-Americanos. O projeto construído pelo Iela esteve em debate no curso de Economia e acabou sendo derrotado por conta do voto maciço da representação estudantil. Os argumentos apresentados pelos estudantes eram de que não poderiam abrir mão da presença de três professores - que estariam no prgrama - na gradução. E, apesar de haver o compromisso dos três professores em não abandonar a graduação, ainda assim os estudantes mantiveram o voto contrário. Para os membros do Iela, os argumentos contrários levantados ao projeto não se sustentam e a decisão é reapresentar a proposta no próximo ano.

Outra proposta apresentada na assembleia foi a realização de um encontro interno do Iela para compartilhamento dos projetos de pesquisa e extensão, com data ainda a ser definida.