Início|América Latina|América Latina e os livros

América Latina e os livros

Por IELA em 30 de julho de 2020

América Latina e os livros

O Iela iniciou nesta quarta-feira (29) mais uma série de cursos livres, desta vez oferecidos através da rede mundial de computadores. Com mais de cinco mil inscritos e quase dois mil assistentes ao vivo, o professor Nildo Ouriques apresentou a primeira aula de um total de 12 encontros, nos quais ele apresentará autores e livros que compõem o necessário arcabouço para compreender a América Latina.
O Curso “O que ler para entender a América Latina” terá uma aula sempre na última quarta-feira do mês, durante 12 meses. O encontro será via o sistema moodle da UFSC e conferirá certificado aos participantes. Ele se destina a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer o pensamento crítico latino-americano e não está focado na produção acadêmica. Seu objetivo principal é justamente oferecer – inclusive para os que não estão na universidade  – a possibilidade de conhecer o que de melhor se tem produzido no campo do conhecimento sobre o nosso continente.
Na primeira aula Nildo apresentou a metodologia do curso e já apresentou uma série de autores que são fundamentais para o pensamento latino-americano. Discorreu sobre eles e sobre suas obras oferecendo pistas importantes para a apreensão dos grandes dilemas da Pátria Grande.
Entre os participantes, que já começaram a interagir no fórum de discussão,  a alegria foi grande com a possibilidade de poder realizar o curso e de aprender mais sobre a América Latina, considerando que a maioria dos autores sequer são conhecidos nas universidades brasileiras.
O próximo encontro será no dia 26 de agosto, às 19 horas.