IELA divulga trabalhos selecionados para as Jornadas Bolivarianas

12 de Agosto de 2019, por IELA

XV Jornadas Bolivarianas acontecerão de 16 a 18 de Setembro no Auditório da Reitoria da UFSC
XV Jornadas Bolivarianas acontecerão de 16 a 18 de Setembro no Auditório da Reitoria da UFSC

O Instituto de Estudos Latino-Americanos torna pública a lista de trabalhos selecionados para apresentação oral na XV Edição das Jornadas Bolivarianas. O evento discutirá neste ano o tema "Mídia e Poder na América Latina" e será realizado entre os dias 16 e 18 de Setembro. Agradecemos a todos os autores que enviaram seus trabalhos para as Jornadas e informamos que apesar de apenas 08 deles terem sido selecionados para apresentação oral, todos os arquivos recebidos serão publicados nos Anais do evento.

As apresentações acontecerão nas tardes dos dias 16 e 18 de Setembro e consistem de exposição oral de até 20 minutos pelos autores e debate ao final das apresentações. Veja abaixo a lista de trabalhos:

Dia 16, 14:30 às 18:30

  • Percurso Walsh -  André Queiroz (UFF)
  • Takumã Kuikuro: um cineasta pesquisador indígena, da Aldeia Ipatse à Londres - Lorelay Tietjen Mochnacz Andrade (UDESC)
  • Notas sobre como se aprende com a conjuntura: Greve dos caminhoneiros, demobilização e suas repercussões para Saúde Pública - Leonardo Carnut (UNIFESP)
  • Os comunistas e a Revolução Bolivariana (1999-2019): Duas décadas de luta contra o imperialismo, pelo poder popular e pelo socialismo no século XXI - Túlio César Dias Lopes (UFMG)

Dia 18, 14:30 às 18:30

  • Fábricas de pensamentos: a ideologia neoliberal e os Think Tanks - Laurem Janine Pereira de Aguiar (PUC-RS), Giovane Dutra Zuanazzi (UFRGS)
  • Mariátegui, Labor e a organização da classe trabalhadora peruana - Carmen Susana Tonquist (UDESC)
  • Os esforços de integração latino-americana sob condução da lumpemburguesia - Raphael L. Teixeira (UNILA), Wolney Carvalho (UNILA)
  • Crime organizado e a política externa - O controle do PCC nas fronteiras mostra a fragilidade da política externa brasileira - Antonio Baptista Gonçalves (PUC-SP)