Jornadas Bolivarianas/ XII Edição – Chamada de trabalhos

Jornadas Bolivarianas/ XII Edição – Abril de 2016

Saiba mais sobre o tema

PRIMEIRA CHAMADA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Já está aberta a chamada pública para apresentação de trabalhos nas Jornadas Bolivarianas do ano de 2016, que acontecem de 25 a 27 de abril, na Universidade Federal de Santa Catarina. As Jornadas são o evento anual do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC, e na sua décima primeira edição terá como tema: OS RUMOS DA CRISE NA AMÉRICA LATINA. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível abaixo e encaminhar via o correio eletrônico do Instituto (iela@contato.ufsc.br) .

Prazo para entrega dos trabalhos: 30 MARÇO DE 2016

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

I - A apresentação de trabalhos acadêmicos nas Jornadas Bolivarianas – 12ª Edição tem como finalidade valorizar a produção e a disseminação do conhecimento no campo da América Latina, bem como oportunizar o intercâmbio de análises e pesquisas sobre o tema;
II - Os trabalhos inscritos deverão abordar assunto relativo aos estudos sobre a América Latina, que problematize aspectos referentes à temática geral das Jornadas.
III – Os trabalhos deverão ser encaminhados ao correio eletrônico do Iela (iela@contato.ufsc.br), junto com ficha de inscrição, disponibilizada ao final destas observações.
IV - Os trabalhos poderão ter mais de um autor, conforme item 8 abaixo.
V - Os trabalhos serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, independentemente da instituição a que estejam vinculados.

ANÁLISE PRÉVIA E SELEÇÃO

VI - Os trabalhos serão selecionados segundo os seguintes critérios:
a) Consistente fundamentação teórico-metodológica;
b) Criticidade;
c) Originalidade;
d) Relevância científica para o aperfeiçoamento dos estudos em América Latina;
VII - Os trabalhos serão avaliados por pareceristas, integrantes do conselho de pesquisadores do IELA/UFSC e convidados.
VIII - A relação dos trabalhos selecionados para apresentação oral será divulgada nas páginas do IELA/UFSC, no dia 8 DE ABRIL DE 2016, com o envio de carta de confirmação para o endereço eletrônico ou convencional dos autores;
IX - Todos os trabalhos enviados serão publicados nos Anais das Jornadas Bolivarianas/Décima Segunda Edição, que serão disponibilizados apenas eletronicamente.
X - As apresentações orais selecionadas acontecem num dos períodos da tarde durante as Jornadas. Observar a programação.
XI – Cada autor de trabalho selecionado para apresentação oral terá 20 minutos para expor sua pesquisa.
Observação: Não serão cobradas inscrições para as Jornadas Bolivarianas. As demais despesas serão de responsabilidade dos participantes.

CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO

XII - Os trabalhos inscritos deverão obedecer aos seguintes critérios de apresentação:
01 . O trabalho deverá ser enviado em Documento Word (ou similar) letra (tipo/fonte) TIMES NEW ROMAN 12, texto justificado, entrelinhas 1,5, em folha configurada para tamanho A4 com as seguintes margens: 3 cm na partes superior, inferior, acima e abaixo. As páginas deverão ser numeradas no canto inferior direito, incluindo a primeira página.
02 . O resumo, em português, deverá vir logo abaixo do título, subtítulo, nome do autor, palavras-chave, e deverá ter no máximo 200 palavras, letra (tipo/fonte) TIMES NEW ROMAN 12, texto justificado.
03 . O trabalho não deverá superar 15 páginas incluindo o resumo, palavras-chave, as notas de rodapé e bibliografia final.
04 . As notas de rodapé deverão ser apresentadas numeradas.
05 . O título e subtítulo deverão ser em negrito, no mesmo tipo de letra.
06 . O nome do(s) autor(es) deverá (ão) estar alinhado à margem direita.
07 . A Bibliografia se incluirá ao final do trabalho, ordenada alfabeticamente pelo sobrenome do autor.
08 . O limite de apresentação de trabalho por pessoa será de uma como autor e uma como coautor.
09 . Não se aceitarão trabalhos que não se ajustem a estes critérios de apresentação.
10 . O trabalho devem ser enviado por via eletrônica ou entregue gravado em CD, em envelope fechado, no qual apareçam o(s) nome(s) do(s) autor(es) , pessoalmente ou por correio postal ao seguinte endereço:

Jornadas Bolivarianas – 12ª. Edição – 2016
Apresentação de Trabalhos