Quem Somos

O IELA nasceu em 2006, fruto de um processo que começou em 2004 com um único projeto: o Observatório Latino-Americano (OLA). Naqueles dias o Brasil ainda estava de costas para a América Latina, mas a partir das transformações iniciadas na Venezuela essa parte do continente começou a fazer parte do cotidiano das notícias, chegando também à Universidade.

Assim, os estudos latino-americanos, que eram um campo de reflexão consolidado nas universidades europeias, estadunidenses e asiáticas, passaram a se constituir também na UFSC como um esforço inédito na universidade brasileira, até então indiferente com relação a essas temáticas. A criação do Instituto veio assim superar uma debilidade institucional e intelectual que caracterizava a universidade brasileira. A partir da sua efetivação, a UFSC passou a ser um ponto de referência no debate da integração latino-americana, que avança em termos econômicos, culturais e institucionais.

Tendo como pressupostos o compromisso com o pensamento próprio, o debate anti-eurocêntrico e a reflexão anticapitalista, o IELA é uma teia de relações horizontais, ligadas por um interesse comum: uma Abya Yala - A América Latina - livre, soberana e unida.

Os objetivos do IELA

Pesquisa

Pesquisa
Desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade latino-americana, na perspectiva de decifrar os novos condicionamentos da dependência e do subdesenvolvimento dos países latino-americanos na política e economia mundial.

Extensão 
Promover encontros científicos, seminários, simpósios, colóquios, jornadas, congressos e outras atividades, bem como ações que auxilíem o desenvolvimento de projetos comunitários.

Formação
Desenvolver programas de formação e capacitação de dirigentes dos movimentos populares, professores e de instituições universitárias, nacionais e estrangeiras.

Assessoria
Prestar assessoria e consultoria especializada em temas referentes às políticas econômicas e sociais que afetam os países latino-americanos.

Comunicação
Organizar e difundir pela rede mundial de computadores conhecimento acerca da vida social, cultural, econômica e política do continente latino-americano.

Intercâmbio
Promover intercâmbios nacionais e estrangeiros, visando a realização de estudos e pesquisas sobre a América Latina.

Pós-Graduação
Desenvolver programas e intermediar parcerias com outras instituições para a realização de cursos em nível de pós-graduação na área dos estudos latino-americanos.

Um pouco de nossa história

Equipe Executiva

Integrantes

Demais Colaboradores

Por outras universidades brasileiras

Por países