Vida na Aldeia - Itaty

Exposição Fotográfica por meio do projeto de fotografia desenvolvido em parceria entre a UFSC (através do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas) e a Escola Itaty.

...

Fotos e textos produzidos pelos jovens indígenas

Bruna Mariano, Gabriela de Souza Benite, Solange Norberto, Rayanna Antunes, Kennedy Karai, Denilza Samuel dos Santos, Marlon Karai, Sirley Gonçalves, Fernanda, Sarah e Bete.

Por meio do projeto de fotografia desenvolvido em parceria entre a UFSC (através do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas) e a Escola Itaty, os jovens da aldeia Morro dos Cavalos produziram nos últimos meses diferentes trabalhos fotográficos, que expressam criatividade e a busca por um olhar artístico. Parte das imagens produzidas ao longo do projeto estão hoje aqui expostas, e nos sentimos muito gratos por esta rica possibilidade de troca de olhares.

Os trabalhos selecionados buscam mostrar a cultura e o cotidiano da aldeia, através de fotos dos artesanatos, das belezas naturais do território, e dos eventos e encontros guarani. Os alunos do projeto também registraram o ato público realizado em Florianópolis em agosto deste ano, pela homologação da terra do Morro dos Cavalos, com o objetivo de dar visibilidade e fortalecer a Campanha Guarani. 

O conjunto das imagens nos permite dizer que a fotografia, além de ser um poderoso meio de comunicação, que emociona e sensibiliza, também pode ser um importante instrumento de luta pelos direitos indígenas.  Em um mundo cada vez mais insensível, a fotografia resiste como uma possibilidade de ver além, de descobrir o outro e de conhecer diferentes mundos pelos olhos de quem fotografa.