Coleção Pensadores da Pátria Grande

2 de Dezembro de 2014, por IELA


Com a parceira do Instituto de Estudos Latino-Americanos, a Editora Insular, dirigida por Nelson Rolim, dá início a mais um projeto editorial ligado ao pensamento latino-americano. Além da já consagrada Biblioteca do Pensamento Crítico, que tem quatro volumes publicados, agora, dá início a Coleção Pensadores da Pátria Grande, que trará os mais importantes intelectuais desse espaço geográfico sonhado por Bolívar.

O primeiro volume traz Manuel Ugarte, escritor, diplomata e político argentino. Nascido em Buenos Aires em 1875, Ugarte traz em sua obra uma contundente crítica à ação imperialista dos Estados Unidos na região. Como embaixador da Argentina no México, de 46 a 48,  pode acompanhar de perto os passos do gigante do norte não só naquele país, mas também na América Central, Caribe e América do Sul.

Inspirado nas ideias de Bolívar e San Martín ele insiste na unidade latino-americana e na criação de uma federação que unificasse todos os países contra a proposta imperialista dos Estados Unidos.  Autor de vasta obra política e literária Ugarte é um dos nomes mais importantes da Pátria Grande.

E, para tornar o lançamento da coleção não apenas um ato ritual, a Editora Insular convida para uma conferência com Vitor Ramos, que falará sobre o "Revisionismo histórico - contribuição crítica da historiografia argentina". A atividade será no dia 11 de dezembro, quinta-feira, às 18h30min, no Auditório do CSE/UFSC.